A empresa alemã Aleph Alpha arrecadou $500 milhões em uma rodada de investimentos, tornando-a uma das maiores rodadas de investimentos em inteligência artificial (IA) já realizadas na Europa. A rodada foi liderada pela Inovação Park Artificial Intelligence, Bosch Ventures e outras empresas como a Schwarz Group. Outros novos investidores também participaram da rodada, incluindo a Christ & Company Consulting, Hewlett Packard Enterprise, SAP e Burda Principal Investments.
A Aleph Alpha, fundada em 2019, permite que as empresas desenvolvam e implementem modelos grandes de linguagem e multimodais. Sua presença na Europa pode ajudá-la a se destacar de outras startups baseadas nos EUA, como OpenAI e Anthropic, à medida que mais regulamentações são implementadas em todo o mundo.
Segundo o vice-chanceler e ministro de Assuntos Econômicos da Alemanha, Robert Habeck, ter soberania própria no setor de IA é extremamente importante. Ele afirmou durante uma coletiva de imprensa sobre o investimento: ‘Se a Europa tiver a melhor regulamentação, mas nenhuma empresa europeia, não teremos ganhado muito.’
Esta rodada de investimentos eleva o total de recursos captados pela Aleph Alpha para mais de $640 milhões. A empresa ainda não divulgou sua avaliação atual.
No mercado de IA, não é incomum ver startups arrecadando grandes quantias de dinheiro. A OpenAI levantou bilhões de dólares somente este ano, enquanto a Anthropic recebeu investimentos de empresas como Google e Amazon. No entanto, nos últimos meses, temos observado um aumento no investimento em startups de IA fora dos EUA. A AI21 Labs, com sede em Israel, levantou $155 milhões em uma rodada de investimentos em agosto. E a Mistral AI, com sede em Paris, planeja levantar mais $300 milhões.
A arrecadação de $500 milhões pela Aleph Alpha mostra que, se você é uma startup de IA em qualquer lugar do mundo, os investidores vão encontrá-lo. O financiamento ajudará a Aleph Alpha a impulsionar sua capacidade de pesquisa e acelerar o desenvolvimento e a comercialização de IA generativa para áreas como saúde, finanças, direito, governo e segurança. O objetivo é competir com empresas internacionais nos EUA e na China.
Essa rodada de investimentos marca um avanço significativo no crescimento da indústria de IA na Europa e destaca a importância de empresas como Aleph Alpha para a soberania tecnológica do continente. Mesmo assim, o verdadeiro impacto dessa iniciativa e se a Aleph Alpha conseguirá se estabelecer como uma grande empresa de AI sem investimentos e recursos dos EUA ainda são incertos. Ainda assim, há otimismo em relação ao futuro da Aleph Alpha, e espera-se que ela contribua cada vez mais para o desenvolvimento da IA na Europa.
Referências:
European OpenAI Competitor Aleph Alpha Raises $500M
Aleph Alpha raises $500m Series B in Europe’s third-largest AI round ever
Deixe um comentário