As 10 maiores rodadas de financiamento da semana: Next Insurance e MapLight Therapeutics fazem sucesso

Esta semana foi marcada por grandes investimentos em startups. Cinco empresas arrecadaram mais de $100 milhões e outra ficou apenas $1 milhão abaixo dessa marca. Com a chegada das festas de fim de ano e uma desaceleração dos negócios, é possível que não tenhamos muitas semanas como essa pelo resto do ano.

1. Next Insurance, $265M, tecnologia de seguros: A semana começou com um grande investimento em uma startup de tecnologia de seguros. A Next Insurance arrecadou $265 milhões de dólares em uma rodada estratégica liderada pelas seguradoras Allstate e Allianz X. A startup com sede em Palo Alto, Califórnia, especializada em seguros para pequenas empresas, agora soma mais de $1.1 bilhão de dólares em investimentos desde sua fundação em 2016. O acordo estabelece uma nova parceria estratégica com a Allstate e aprofunda seu relacionamento de resseguro com a Allianz. Interessantemente, a Next não divulgou sua avaliação com essa nova rodada. A empresa foi avaliada em $4 bilhões de dólares em abril de 2021, quando arrecadou $250 milhões de dólares na Série E. Muitas avaliações de startups, no entanto, sofreram queda desde então. A Next, que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para auxiliar no processo de compra e fornecer coberturas, atende a mais de 500.000 empresários. Essa rodada é uma das maiores arrecadadas este ano na indústria de tecnologia de seguros.

2. MapLight Therapeutics, $225M, biotecnologia: A startup de San Francisco, MapLight Therapeutics, arrecadou $225 milhões de dólares em uma rodada Série C para continuar avançando em seus tratamentos para condições neuropsiquiátricas e neurológicas. A empresa possui três biofármacos em diferentes estágios de desenvolvimento para tratar uma variedade de problemas, incluindo esquizofrenia e doença de Alzheimer. A rodada foi liderada pela Novo Holdings. Fundada em 2018, a empresa já arrecadou quase $270 milhões de dólares.

3. Shield AI, $200M, aeroespacial: Startups de tecnologia de defesa nem sempre recebem uma grande quantidade de investimento, mas isso não impediu a Shield AI de arrecadar a maior rodada do ano até agora no setor. A Shield AI, startup de defesa e aeroespacial que cria pilotos de inteligência artificial, levantou $200 milhões de dólares em uma rodada Série F co-liderada pela Riot Ventures e pelo U.S. Innovative Technology Fund, de Thomas Tull, com uma avaliação de $2.7 bilhões de dólares. A rodada ocorre menos de um ano depois que a startup sediada em San Diego foi avaliada em $2.2 bilhões de dólares após levantar $60 milhões de dólares em dezembro. O software de inteligência artificial da empresa, chamado Hivemind, permite que aeronaves operem autonomamente em ambientes de alto risco. Fundada em 2015, a Shield AI já arrecadou aproximadamente $773 milhões de dólares.

4. Infinitum Electric, $185M, automação industrial: Essa foi uma grande rodada que pode ter passado despercebida por alguns. A Infinitum, que desenvolve motores de ar com núcleo leve, levantou uma rodada Série E de $185 milhões de dólares, liderada pela Just Climate. Com esse investimento, a startup sediada em Austin, no Texas, atingiu um total arrecadado de $350 milhões de dólares até o momento, de acordo com a empresa. O novo capital será utilizado para expandir os negócios e aumentar a produção de seus motores, para atender a demanda de descarbonização no setor industrial. A nova tecnologia de motores é importante, pois a implementação da mesma nos setores industrial e comercial dos Estados Unidos tem o potencial de economizar 127 terawatt-horas por ano, um custo de $14.7 bilhões de dólares, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Outra forma de pensar nisso; é o equivalente ao consumo anual de eletricidade de todas as residências da Califórnia e da Carolina do Norte somadas.

5. Terremoto Biosciences, $175M, biotecnologia: A empresa de biotecnologia Terremoto Biosciences, sediada em South San Francisco, arrecadou uma grande rodada Série B de $175 milhões de dólares. Não foi anunciado um investidor líder, mas aqueles que participaram da rodada incluem a Novo Holdings e a OrbiMed. A startup está desenvolvendo medicamentos direcionados e pequenas moléculas para uma ampla variedade de doenças graves. A nova rodada eleva o total arrecadado pela Terremoto para $250 milhões de dólares, segundo a empresa.

6. Seurat Technologies, $99M, impressão 3D: A startup de impressão 3D metálica, Seurat Technologies, levantou uma rodada Série C de $99 milhões de dólares, liderada pela NVentures – braço de capital de risco da Nvidia – e pelo Technology Impact Fund da Capricorn Investment Group. A empresa não divulgou uma avaliação, mas a Reuters reportou que o investimento avalia a empresa em cerca de $350 milhões de dólares. A tecnologia de impressão de área da Seurat, alimentada por energia verde, permite a eliminação das emissões de gases de efeito estufa no processo de fabricação de peças, além de eliminar possíveis problemas na cadeia de suprimentos, de acordo com a empresa. A Seurat prevê que sua tecnologia de impressão terá o potencial de mitigar diretamente até 100 milhões de toneladas de CO₂ até 2030. Fundada em 2015, a empresa arrecadou quase $180 milhões de dólares, segundo dados do Crunchbase.

7. Kasa Living, $70M, hospitalidade: A startup de hospitalidade Kasa Living, sediada em Nova York, levantou uma rodada Série C de $70 milhões de dólares, co-liderada pela Citi Ventures e pela FirstMark Capital. Fundada em 2016, a empresa já arrecadou $126 milhões de dólares, de acordo com o Crunchbase.

8. FusionAuth, $65M, cibersegurança: A empresa de cibersegurança FusionAuth, com sede em Broomfield, no Colorado, levantou uma rodada de financiamento de $65 milhões de dólares, liderada pela Updata Partners. Fundada em 2018, esta é a primeira rodada de financiamento externa da empresa.

9. (empatado) Alianza, $61M, nuvem: A empresa de comunicações em nuvem Alianza, sediada em Pleasant Grove, Utah, arrecadou $61 milhões de dólares em investimento de capital e dívida. A empresa não divulgou a proporção entre capital e dívida. A rodada de capital é apoiada por um sindicato de investidores institucionais e estratégicos não divulgados. O financiamento da dívida foi fornecido pelo Texas Capital Bank. Fundada em 2009, a empresa arrecadou $138 milhões de dólares, de acordo com o Crunchbase.

9. (empatado) Chainguard, $61M, cibersegurança: A Chainguard, uma startup de segurança na cadeia de suprimentos de software com sede em Kirkland, Washington, concluiu uma rodada Série B de $61 milhões de dólares liderada pela Spark Capital. Fundada em 2021, a empresa já arrecadou $116 milhões de dólares, de acordo com o Crunchbase.

Grandes negócios a nível global

A maior rodada fora dos EUA foi fechada por uma startup da América do Sul:

– Empresa de fintech brasileira, QI Tech, levantou aproximadamente $205 milhões de dólares em uma rodada Série B.

Metodologia

Rastreamos as maiores rodadas anunciadas no banco de dados do Crunchbase que foram levantadas por empresas com base nos Estados Unidos durante o período de sete dias de 28 de outubro a 3 de novembro. Embora a maioria das rodadas anunciadas estejam representadas no banco de dados, pode haver um pequeno atraso na reportagem de algumas rodadas ao longo da semana.


Referências:
The Week’s 10 Biggest Funding Rounds: Next Insurance, MapLight Therapeutics Hit It Big

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *