As Universidades Americanas com o Maior Número de Fundadores Financiados

O empreendedorismo não exige um diploma universitário, mas ter se formado em uma universidade renomada parece ser uma vantagem na hora de conseguir financiamento. De acordo com um estudo realizado com base nos dados do Crunchbase, as universidades de Stanford, Harvard e MIT estão no topo da lista de instituições cujos formandos conseguem atrair mais capital para suas startups. Essa posição foi mantida nos últimos 12 meses, com essas três universidades ocupando as três primeiras colocações do ranking de melhores escolas para fundadores financiados.

No entanto, essas não foram as únicas instituições de ensino com um histórico sólido de formar empreendedores com apoio de investidores. Utilizando os dados do Crunchbase, foram identificadas 32 universidades americanas que formaram um grande número de fundadores que arrecadaram rodadas de investimento no último ano.

Os resultados revelaram uma variedade de universidades, de todas as regiões do país, tanto públicas quanto privadas. O tamanho das universidades também varia bastante, desde a pequena Caltech, com menos de 2.500 estudantes, até universidades grandes como a University of Michigan e a University of Illinois Urbana-Champaign, que possuem mais de 50.000 alunos.

Entre as universidades públicas, a UC Berkeley foi novamente a líder incontestável. A Berkeley e a University of Michigan foram as únicas universidades públicas no top 10. Em seguida, estavam UCLA e The University of Texas at Austin.

Além das universidades, também se destacaram escolas de negócios que formaram muitos dos fundadores financiados. Esse é o caso, por exemplo, da Harvard Business School, da Stanford Graduate School of Business e da Wharton School da universidade da Pensilvânia.

Ao todo, as empresas fundadas por graduados das universidades presentes no ranking arrecadaram um total de $109 bilhões em financiamento desde maio do último ano. A maior parte desse valor veio de empresas fundadas por ex-alunos de Stanford, que captaram $14.2 bilhões, seguidas pelas empresas fundadas por ex-alunos de Harvard, com $12.3 bilhões.

Apesar de algumas flutuações nas posições ao longo dos anos, as primeiras colocações do ranking costumam se manter constantes. No entanto, cabe destacar que, dessa vez, o estudo teve uma abordagem um pouco diferente em relação ao anterior. O levantamento anterior considerou apenas empresas que captaram $1 milhão ou mais até a data da avaliação. Já dessa vez, foram consideradas empresas que captaram rodadas de $100.000 ou mais no último ano, com o objetivo de obter uma visão mais detalhada das escolas que formam fundadores no estágio inicial de financiamento.

Esses resultados mostram a importância das universidades na formação de empreendedores de sucesso e na atração de investimentos para suas startups. É interessante observar a diversidade de instituições que se destacam nesse cenário, o que evidencia que boas ideias e empreendedores talentosos podem surgir em qualquer lugar. Além disso, o estudo reforça a importância do ecossistema empreendedor em universidades, com mentores e programas de apoio que impulsionam o crescimento desses fundadores. Com a contínua evolução do cenário de startups, é provável que outras universidades também ganhem destaque nos próximos anos como formadoras de empreendedores financiados.


Referências:
These US Universities Graduate The Highest Number Of Funded Founders
A New Hope for Higher Education
Sigellac wins $50,000 Sontag Entrepreneurship Competition
“We Got Funded!” Dubai-Based Edtech Startup SecureMyScholarship Raises US$550,000 To Accelerate Growth And …
Who is behind ‘He Gets Us’ Jesus commercials? What to know about charity funding Super Bowl ad


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *