Byju Raveendran, o fundador da empresa de edtech Byju’s, está tentando fazer as pazes com os investidores que estão em desacordo com a empresa. Raveendran propôs realizar uma oferta de ações renunciadas para evitar a diluição das participações dos investidores em protesto. A disputa entre a startup com sede em Bangalore e seus investidores surgiu devido a uma emissão de ofertas de direitos que a startup iniciou no final de janeiro deste ano, seguindo um ano de luta para levantar fundos.
As ofertas de direitos permitem que as empresas levantem capital dando aos acionistas a oportunidade de adquirir ações adicionais com desconto, em proporção à sua participação atual. Ao não participar das ofertas de direitos, os investidores estão arriscando ter suas participações na Byju’s diluídas quase que completamente.
Os investidores Prosus, Peak XV e a Chan Zuckerberg Initiative não participaram da oferta de direitos e atualmente estão em uma batalha legal para remover Raveendran da empresa e invalidar os 200 milhões de dólares que foram arrecadados através da emissão de direitos. Os investidores obtiveram decisão judicial favorável que determinou que a Byju’s movimentasse os 200 milhões de dólares para uma conta de custódia até que os problemas sejam resolvidos.
Em um e-mail aos acionistas, Raveendran disse que o conselho da startup está considerando fazer a oferta aos investidores descontentes, apesar da animosidade que eles têm mostrado e de suas ações legais não solicitadas. Raveendran também informou os acionistas que a startup já recebeu mais de 50% dos votos necessários para aumentar o capital social autorizado da startup a fim de efetivar a emissão de direitos de 200 milhões de dólares assinada por completo. A Byju’s realizou uma assembléia geral extraordinária tentando aprovar a emissão de direitos e o resultado da votação será conhecido no dia 6 de abril. As duas partes devem voltar ao tribunal indiano novamente no dia 4 de abril.
A Byju’s está correndo contra o tempo, mesmo que tenha reduzido os custos nos últimos trimestres. A empresa precisa do capital arrecadado com a emissão de direitos para sustentar suas operações. Resolver a disputa com os investidores é crucial para a empresa iniciar futuros esforços de captação de recursos e manter sua estabilidade financeira.
“Sempre construí a Byju’s com um espírito de igualdade e equidade, e nunca foi minha intenção deixar nenhum investidor para trás, independentemente do tamanho de sua participação”, escreveu Raveendran no e-mail. “Desde o início desta empresa, minha visão tem sido levar todos juntos, de uma conquista para outra. E sempre tive a convicção de que superaríamos nossos desafios juntos”.
Prosus, Peak XV e a Chan Zuckerberg Initiative renunciaram abruptamente ao conselho da Byju’s no ano passado, citando preocupações com as práticas de governança da empresa. A Deloitte também deixou de ser a auditora da startup. A Prosus afirmou, no ano passado, que a Byju’s não “evoluiu o suficiente para uma empresa desse porte” e que a empresa indiana “ignorou conselhos e recomendações” de seus apoiadores.
A Byju’s ainda enfrenta as consequências de sua estratégia de expansão agressiva durante a pandemia. A startup, que havia alcançado uma valuation de 22 bilhões de dólares em março de 2022, gastou mais de 2,5 bilhões de dólares para adquirir quase uma dúzia de startups em todo o mundo em um período de apenas dois anos. A empresa tinha grandes ambições de abrir seu capital a uma valuation superior a 40 bilhões de dólares, mas seus planos foram prejudicados pela reversão dramática no sentimento do mercado após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Raveendran, por sua vez, admitiu que cometeu “erros” e está buscando outra chance de seus apoiadores para corrigir o rumo. “Até mesmo meus críticos sabem que investi tudo empenhado e ainda mais nesta empresa”, escreveu ele na sexta-feira. “Então, espero que vocês vejam o valor de continuar com a Byju’s no mesmo espírito com o qual vocês se juntaram à nossa jornada”.
Referências:
Byju’s founder floats share offer to make peace with estranged investors
Byju’s Raveendran offers renounced shares amid latest attempts to save firm
‘Want you to be…’: Byju’s founder makes an offer to dissenting shareholders
BYJU’S Considering Offer For Warring Investors To Participate In Rights Issue
BYJU’S founder claims Board considering renounced shares offer to existing shareholders amid rights issue disp
Byju’s Raveendran proposes share offer olive branch to warring investors
No objection to resolution in Byju’s EGM; miffed investors await scrutiniser’s report
Byju’s Makes An Offer To Estranged Investors: TICE Exclusive Report
Deixe um comentário