Uma das novidades da recente política nacional para concessões de rodovias federais, a obrigatoriedade de implementação do sistema de pagamento automático de pedágios, o chamado free flow, até o quinto ano de concessão se tornou uma oportunidade para empresas do setor, como Sem Parar e ConectCar, avançarem em um mercado em que cerca de 20% da frota de 60 milhões de veículos no país utilizam as “tags”. No entanto, a cobrança de mensalidades ou taxas de manutenção tem sido uma barreira de mercado para essas empresas, que buscam tornar um carro uma carteira de pagamento. A Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) tem discutido soluções para esse problema e reconhece que cada empresa tem trabalhado para ter mais aplicações e serviços dentro desse produto. Além do pagamento de pedágios, as empresas de tag estão explorando a possibilidade de pagamento de abastecimento de veículos, estacionamentos, Zona Azul e até em alguns restaurantes com drive-thru. A adesão do free flow por parte das concessionárias de rodovias vai tornar mais atrativo o uso de tags, uma vez que os motoristas não terão praças de pedágios em todos os trechos e terão que fazer o pagamento via tag ou pelo sistema da concessionária. Além disso, a substituição de praças de pedágios pelos pórticos do free flow pode trazer economia operacional para as concessionárias. A tecnologia do free flow está sendo testada em diversos trechos e tem se mostrado eficiente na leitura de placas e diminuição da inadimplência. No Brasil, a Eixo SP contratou a Huawei para implementar o sistema de Wi-Fi 6 ao longo de 1.200 km de rodovias no estado de São Paulo. O projeto tem como objetivo melhorar a conectividade rodoviária e oferecer mais conforto aos motoristas. O free flow também tem sido adotado em outras estradas estaduais e federais do país, impulsionando o crescimento desse mercado. Na Europa, a Alemanha abandonou o imposto sobre querosene, o que pode aumentar a competitividade das empresas aéreas em relação aos trens de alta velocidade. E no setor de turismo, Portugal continua a registrar crescimento nas receitas provenientes da atividade turística, com destaque para o mês de outubro, que alcançou um novo recorde. Além disso, no Aeroporto Internacional do Recife, foram feitas melhorias nas instalações, incluindo uma nova área internacional, quatro novas pontes de embarque e mais lojas e restaurantes. Por fim, a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, celebra seu 20º aniversário e planeja reformular sua imagem institucional e promocional, além de participar de workshops e feiras para promover o destino de Albufeira.
Referências:
Com caminho livre nas concessões, empresas de tags buscam aderência do consumidor
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