Escolas do Canadá processam Facebook, TikTok e Snapchat por danos à saúde dos alunos

Escolas de algumas das maiores cidades do Canadá entraram com ações judiciais contra o Facebook, TikTok e Snapchat, alegando danos à saúde mental e ao aprendizado das crianças. Os distritos escolares de Toronto, Ottawa e a região de Peel buscam um total de cerca de US$ em danos. Os processos afirmam que as empresas miram deliberadamente as crianças com produtos projetados para serem compulsivos, causando perturbações na sala de aula e tornando os jovens mais vulneráveis ao abuso e exploração sexual.

As escolas argumentam que o uso endêmico das redes sociais está causando uma crise de saúde mental juvenil sem precedentes. Elas acusam as empresas de capitalizarem seu conhecimento de que o cérebro infantil em desenvolvimento é particularmente vulnerável e propenso à manipulação pelos seus produtos de redes sociais. Este não é um problema exclusivo do Canadá, escolas nos Estados Unidos também estão exigindo que as empresas de redes sociais paguem o custo do vício nas suas plataformas.

A cidade de Nova York processou as mesmas empresas em fevereiro, juntamente com o Google. Além disso, a Meta, proprietária do Facebook, foi processada pelos procuradores-gerais de mais de 30 estados em outubro. As ações judiciais no Canadá são mais um movimento para responsabilizar as empresas pelas consequências negativas do uso excessivo de redes sociais pelas crianças. As escolas alegam que aproximadamente metade dos estudantes de Ontário não dorme o suficiente porque estão presos às plataformas, e o sofrimento psicológico e a dismorfia corporal são comuns. O comportamento também levou à contratação de assistentes sociais, conselheiros juvenis e outros funcionários, exigindo um investimento de milhões das instituições de ensino. Porta-vozes do Facebook, TikTok e Snapchat não responderam aos processos.


Referências:
Escolas do Canadá processam Facebook, TikTok e Snapchat; “danos à saúde dos alunos”
Canadian school boards sue social media giants over effects on students
Canadian Schools Sue Social Media Giants
Canada schools sue social media giants for $4.5bn
4 Canadian School Boards Sue Social Media Giants for $4.55 Billion in Damages
Canadian school boards sue social media giants for over US$2 billion in damages
Canadian School Boards Sue Social Media Giants for $4 Billion
TikTok, Snapchat respond as Ontario school boards sue social media giants

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *