Estados Unidos propõem requisitos para computação em nuvem com foco na China

O governo dos Estados Unidos está preocupado com o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial avançados pela China e está tomando medidas para evitar que o país utilize tecnologia americana para esse fim. Nesse sentido, está sendo proposto que as empresas de computação em nuvem dos EUA verifiquem se entidades estrangeiras estão acessando seus centros de dados para treinar modelos de inteligência artificial.

A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, afirmou que não é possível permitir que atores não estatais ou a China acessem a nuvem americana para treinar seus modelos. Ela ressaltou a importância de controlar o acesso a esses centros de dados, uma vez que os chips utilizados neles também estão sujeitos a controles de exportação.

A proposta de regulamentação, chamada de “conheça o seu cliente”, exige que as empresas de computação em nuvem verifiquem rigidamente a identidade de seus usuários estrangeiros. O objetivo é impedir que entidades de países como a China tenham acesso aos recursos de nuvem dos EUA para o desenvolvimento de inteligência artificial. Além disso, a regulamentação estabelece padrões mínimos para a identificação de usuários estrangeiros e exige que as empresas de computação em nuvem certifiquem sua conformidade anualmente.

A secretária Raimondo destacou que as empresas de computação em nuvem dos EUA devem ter o ônus de saber quais são seus maiores clientes e quais modelos estão sendo treinados. O governo está empenhado em obter essas informações e tomará medidas com base nos resultados encontrados.

Essa proposta faz parte de uma estratégia mais ampla para garantir que as plataformas de nuvem dos EUA não sejam exploradas para o desenvolvimento de inteligência artificial com potencial hostil. Por outro lado, a China vê essa iniciativa como uma forma de limitar o desenvolvimento de sua economia.

Ainda é necessário aguardar a divulgação oficial da proposta e sua aprovação, mas fica evidente que os Estados Unidos estão cada vez mais atentos à segurança nacional no que diz respeito à inteligência artificial e estão tomando ações para proteger seus interesses e sua tecnologia.


Referências:
De olho na China, EUA propõem requisitos para computação em nuvem
US proposes cloud computing rules with eye on China
U.S takes the China chip war to the next level – will soon stop Chinese companies from using American clouds for AI …
U.S. to propose ‘know your customer’ requirements for cloud computing companies
Eying China, US proposes ‘know your customer’ cloud computing requirements | Technology
3 Spectacular Artificial Intelligence (AI) Stocks to Consider Buying Hand Over Fist for 2024


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *