Instagram e Threads deixarão de recomendar conteúdo político ‘proativamente’

O Instagram e o Threads, ambos pertencentes à Meta, anunciaram que deixarão de recomendar conteúdo político de forma ‘proativa’, priorizando a experiência do usuário. A medida segue a política da empresa em reduzir a quantidade de conteúdo político em suas plataformas, buscando evitar debates acalorados e toxicidade.

A Meta, empresa responsável por essas redes sociais, anunciou sua decisão de não mais sugerir conteúdo político através de seus algoritmos tanto no Instagram quanto no Threads. A intenção é evitar a amplificação de debates políticos acalorados e a toxicidade que muitas vezes acompanha tais discussões. De acordo com a política da empresa, o Instagram e o Threads não mais irão recomendar proativamente posts políticos para os usuários, a menos que desejem ver esse tipo de conteúdo.

Essa medida segue uma política semelhante já adotada pela Meta no Facebook, como a redução da exposição de conteúdo político no Feed, Reels, Watch, Grupos e Páginas que são recomendadas aos usuários. A empresa afirma que essas mudanças serão implementadas gradualmente, tomando cuidado para fazer as escolhas certas.

Usuários que ainda desejarem ver conteúdo político em suas recomendações poderão ativar essa opção nas configurações tanto do Instagram quanto do Threads. O Facebook também terá um controle semelhante no futuro. Contudo, é importante ressaltar que essas mudanças não afetam a forma como o conteúdo de pessoas que o usuário já segue é apresentado, estas publicações continuarão sendo exibidas normalmente na página inicial e nas histórias.

As novas recomendações foram anunciadas em resposta a anos de críticas à Meta por ter permitido a amplificação de discursos de ódio e desinformação. A empresa procura agora estabelecer uma distância maior entre o conteúdo político e o que é recomendado através de seus algoritmos, evitando a propagação de mensagens problemáticas e reduzindo a polarização.

Com as eleições de 2024 se aproximando, a Meta deseja melhorar a experiência dos usuários em suas plataformas, evitando debates políticos acalorados e garantindo que cada pessoa possa escolher quais tipos de conteúdo deseja consumir.


Referências:
Instagram and Threads will no longer ‘proactively’ recommend political content
Instagram and Threads will soon recommend less political content
Instagram will stop recommending political content
Instagram and Threads claim they will stop recommending political content
Meta Will Stop Recommending Political Content On Instagram, Threads 02/12/2024
Instagram, Threads to stop recommending political content
Elections 2024: Meta says it will not recommend political content Instagram, Threads
Meta Halts Political Content Recommendations on Threads for Reducing Polarization
Meta Will Stop Suggesting Political Content To Users On Both Instagram And Threads
Instagram and Threads to Stop Recommending Political Content, Emphasizing User Experience


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *