Investimentos em Startups Globais Do mês de Outubro fica abaixo da média de 2023

Os investimentos globais em startups tiveram uma redução em outubro de 2023, segundo dados do Crunchbase. O valor total de investimentos ficou em US $21 bilhões, o que representa um valor abaixo da média mensal de 2023. Essa desaceleração no financiamento é reflexo da queda no investimento anual de cerca de 24% em relação a outubro de 2022, quando foram investidos US $28 bilhões. A queda nos investimentos também é evidente quando comparada aos meses de pico em 2021, onde os investimentos mensais foram quase três vezes maiores.

Além disso, é interessante ressaltar que o financiamento semente e o financiamento em estágio inicial também diminuíram em cerca de um terço em relação ao ano anterior. O financiamento em estágio avançado também apresentou uma diminuição de 18% em relação ao ano anterior. Entre as startups, as empresas de inteligência artificial e saúde receberam os maiores investimentos no mês de outubro, com cerca de US $5 bilhões cada.

Numa perspectiva regional, os Estados Unidos foram responsáveis por mais de 50% do total do financiamento global. No entanto, alguns países estão se destacando no cenário de startups, como é o caso da Arábia Saudita. Empresas sauditas têm atraído investimentos significativos de startups e empreendedores em todo o mundo.

Um exemplo disso é a startup SpiderSilk, sediada nos Emirados Árabes Unidos, que recebeu um investimento de US $9 milhões da empresa de capital de risco da Aramco, Wa’Ed Ventures, com a participação da STV, com sede na Arábia Saudita, e da Global Ventures, dos Emirados Árabes Unidos. A SpiderSilk usa inteligência artificial em sua plataforma de defesa cibernética e tecnologias de detecção para oferecer soluções de segurança para empresas.

Além disso, outros destaques das startups sauditas incluem a plataforma de pagamento Tabby, que se tornou um “unicórnio” com uma avaliação de US $1,5 bilhão após uma rodada de financiamento de US $200 milhões; a startup de edtech Noon, que arrecadou US $41 milhões em uma rodada de financiamento série B; e a plataforma de certificados de energia renovável REDEX, que recebeu US $10 milhões em uma rodada de financiamento série A liderada pela Aramco Ventures.

Com o crescimento do ecossistema de startups na Arábia Saudita, espera-se que mais empresas sejam atraídas para o país, o que impulsionará o setor de tecnologia e inovação e gerará empregos altamente qualificados em setores como inteligência artificial, cibersegurança e pesquisa e desenvolvimento.

Esses exemplos mostram como a Arábia Saudita está se tornando um importante player no cenário de investimentos em startups, impulsionando o crescimento regional e gerando oportunidades econômicas significativas para empreendedores e investidores.


Referências:
Global Venture Funding In October Dips Below 2023 Average
Global InsurTech funding surpassed $1bn in Q3 2023: Gallagher Re
Regional startup investments flourishing thanks to Saudi VCs


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *