A Microsoft acaba de anunciar um investimento estratégico de $1.5 bilhões na G42, uma empresa de inteligência artificial com sede nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Esse investimento é parte de uma parceria expandida entre as duas empresas que visa impulsionar a inovação em IA em diversos setores e mercados nos EAU, Oriente Médio, Ásia Central e África.
A parceria comercial entre a Microsoft e a G42 é apoiada por acordos vinculativos com os governos dos EUA e dos EAU, garantindo o desenvolvimento e a implementação segura, confiável e responsável da IA. Esses acordos garantem que ambas as empresas cumpram as leis e regulamentações comerciais, de segurança e ética dos EUA e do país sede da G42.
Com o investimento, a Microsoft adquire uma participação minoritária na G42 e o vice-presidente e presidente da Microsoft, Brad Smith, passa a fazer parte do conselho de administração da empresa. Além disso, a G42 terá permissão para vender serviços da Microsoft que utilizam poderosos chips de IA da empresa, enquanto a G42 utilizará os serviços de nuvem da Microsoft e seguirá uma série de medidas de segurança acordadas com o governo dos EUA, incluindo a retirada de equipamentos chineses de suas operações.
Um dos destaques da parceria é a criação de um fundo de $1 bilhão para desenvolvedores, que impulsionará a formação de uma força de trabalho qualificada em IA nos EAU e na região. Além disso, a parceria vai permitir que a G42 migre sua plataforma de dados e infraestrutura tecnológica para a Microsoft Azure, aproveitando os recursos de desempenho, escalabilidade e segurança líderes do setor da plataforma.
A G42 é uma das principais empresas de IA nos EAU e já colaborou com a Microsoft anteriormente no desenvolvimento de soluções em nuvem e IA voltadas para o setor público e indústrias regulamentadas. A empresa também desenvolveu o primeiro modelo de linguagem árabe de IA, chamado Jais, que estará disponível no catálogo de modelos de IA do Azure.
Com essa parceria, a Microsoft busca fortalecer sua posição no mercado de IA e impulsionar a inovação nessa tecnologia em uma região estrategicamente importante. O investimento também visa reduzir a influência da China na região, ao mesmo tempo em que estabelece um modelo de parceria que pode atrair outros países para a tecnologia Microsoft em IA.
Referências:
Eye On AI: Microsoft’s G42 Deal Could Bring More AI Money, Tech To UAE
Microsoft invests in Arabic AI firm as U.S. tries to limit China’s sway
Microsoft Makes High-Stakes Play in Tech Cold War With Emirati A.I. Deal
Microsoft invests $1.5 billion in AI firm G42 which faces U.S. scrutiny for China ties
Microsoft To Invest $1.5B In UAE AI Developer G42
Microsoft and G42 partner to accelerate AI innovation in UAE and beyond – The Official Microsoft Blog
Deixe um comentário