Empresas de diferentes setores estão cada vez mais comprometidas em aumentar o investimento social corporativo (ISC) e adotar a agenda ESG (ambiental, social e governança) como uma forma de se destacar no cenário global. Sendo assim, a previsão para 2024 é um aumento significativo no ISC, com cerca de 17% das organizações planejando aumentar seus investimentos nessa área.
Segundo uma pesquisa da Comunitas, o volume de investimentos sociais voluntários entre 2021 e 2022 chegou a R$ 4 bilhões. Além disso, a destinação de recursos relativos ao lucro das companhias aumentou de 0,69% para 0,80% no período. Esses números mostram o comprometimento cada vez maior das empresas com a agenda ESG.
No entanto, parte desses investimentos está ligada aos recursos de incentivos fiscais, com destaque para o setor cultural. Empresas como a Brada, uma startup que conecta iniciativas e empresas interessadas em financiá-las, impactaram milhares de pessoas e movimentaram milhões de reais em seu primeiro ano de operação.
A relevância da agenda ESG também se reflete no cenário global, com o aumento da busca por empresas socialmente responsáveis por parte dos consumidores, funcionários e investidores. Segundo uma pesquisa da consultoria EY, 99% dos investidores utilizam divulgações ESG para decidir onde investir e no Brasil, 94% dos brasileiros esperam que as empresas adotem práticas ESG.
No campo tecnológico, a inteligência artificial (IA) será uma das tecnologias mais valiosas para os próximos anos. A IA generativa, impulsionada pela convergência de modelos pré-treinados, computação em nuvem e código aberto, terá um papel fundamental nas empresas nos próximos anos. Estima-se que até 2026, mais de 80% das empresas utilizem modelos de IA generativa em seus aplicativos.
Além disso, outras tendências tecnológicas para investimento em 2024 incluem a engenharia de plataforma, o desenvolvimento aumentado com IA, as plataformas do setor na nuvem, os aplicativos inteligentes, a força de trabalho conectada aumentada, os clientes-máquina, a cibersegurança e a tecnologia verde.
A engenharia de plataforma permite a construção e a operação de plataformas próprias de desenvolvimento de autosserviço, aumentando a produtividade e a experiência do desenvolvedor. Já o desenvolvimento aumentado com IA integra a IA ao ambiente de desenvolvimento, facilitando a elaboração de códigos e a criação de aplicativos mais inteligentes.
As plataformas do setor na nuvem fornecem uma combinação de serviços de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), permitindo que as empresas estejam mais conectadas com as tendências da transformação digital.
A cibersegurança continuará sendo uma preocupação vital em 2024, com um aumento na adoção de soluções avançadas, como IA para detecção de ameaças. Além disso, o investimento em tecnologia verde e a busca por soluções sustentáveis serão prioridades em diversos setores.
Em resumo, empresas estão comprometidas em aumentar o investimento social corporativo e adotar a agenda ESG para se destacar no cenário global. O investimento em tecnologia se concentrará na inteligência artificial generativa, engenharia de plataforma, desenvolvimento aumentado com IA, plataformas do setor na nuvem, aplicativos inteligentes, força de trabalho conectada aumentada, clientes-máquina, cibersegurança e tecnologia verde.
Referências:
Empresas pretendem aumentar investimento social corporativo em 2024
Agenda ESG impactará negócios, vidas e investimentos em 2024
To do list ESG 2024
Líderes estão mais comprometidos com sustentabilidade, mas ainda deslizam em quatro frentes
Gartner aponta tendências para investimento em TI em 2024
Deixe um comentário