A Tesla vai investir $500 milhões para construir um de seus supercomputadores chamados ‘Dojo’ em sua fábrica em Buffalo, Nova York. O anúncio foi feito pela governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, em uma conferência de imprensa, dias depois do CEO Elon Musk afirmar que o projeto era uma ‘aposta arriscada’. A decisão da Tesla se baseia na oferta de energia confiável em Nova York, na capacidade dos recursos humanos locais e no espaço disponível para o projeto.
O Dojo, anunciado pela primeira vez no evento ‘AI Day’ da Tesla em 2021, é um supercomputador desenvolvido para impulsionar a meta da empresa de construir um carro autônomo. A Tesla planeja utilizar o supercomputador para processar grandes quantidades de dados de vídeo capturados pelos seus veículos elétricos e treinar a inteligência artificial que alimenta seu software de assistência ao motorista, o Full Self-Driving Beta. No ano passado, Musk afirmou que a empresa planeja gastar ‘muito mais de $1 bilhão’ no projeto.
Levar o projeto Dojo para Buffalo representa uma mudança significativa nas prioridades da Tesla para a fábrica, que já foi chamada de ‘Gigafactory 2’. Inicialmente projetada para produzir painéis solares e posteriormente trabalhar na produção do sofisticado telhado solar da Tesla, a fábrica passou a se dedicar cada vez mais à produção de supercarregadores para veículos elétricos e à análise de dados para o software de direção autônoma da empresa, gerando empregos que demandam apenas diploma do ensino médio.
Musk destacou que o projeto Dojo é uma aposta arriscada, mas com alto potencial de retorno. Ele mencionou planos para futuras versões, como Dojo 1.5, Dojo 2 e mais. Apesar do valor de $500 milhões ser celebrado durante a conferência de imprensa da governadora Hochul, Musk minimizou a quantia em uma postagem nas redes sociais, afirmando que a Tesla gastará muito mais em hardware Nvidia neste ano. Ele ressaltou a importância de altos investimentos na área de inteligência artificial para se manter competitivo neste setor.
Referências:
Tesla to spend $500M to bring its Dojo supercomputer project to Buffalo factory
Tesla Planning $500 Million Supercomputer at Riverbend Site
Hochul: Tesla to install $500M supercomputer in Buffalo, while UB will host new AI computing center
Tesla To Invest $500 Million in Dojo Supercomputer at Giga New York
‘2 supercomputers in 1 community’: Hochul announces major investments in WNY
Gov. Hochul highlights investments in Western New York included in New York State budget
Tesla to Invest $500M in Dojo Supercomputer Project at Buffalo Factory
Deixe um comentário