O TLcom Capital, uma empresa de capital de risco focada em startups africanas, fechou o seu segundo fundo, TIDE Africa Fund II, após levantar um total de US $ 154 milhões. O fundo, que foi lançado com o objetivo de arrecadar US $ 150 milhões, atraiu a participação de mais de 20 parceiros limitados, incluindo o Banco Europeu de Investimento (BEI), a Fundação Visa e a Bertelsmann. Com esse fundo, o TLcom Capital se posiciona como o maior investidor em estágio inicial na África, apoiando startups em estágio semente e série A em todo o continente.
O fundo TIDE Africa II é o dobro do tamanho do primeiro fundo do TLcom Capital, que arrecadou US $ 70 milhões em 2022. A empresa têm se destacado por manter uma estratégia consistente de investimento em startups em estágio inicial, principalmente nos estágios semente e série A. O fundo já realizou investimentos em empresas como SeamlessHR, FairMoney, Zone e Vendease.
Uma das razões para o sucesso do TLcom Capital é o seu foco em determinados setores como fintech, mobilidade, agricultura, saúde, educação e comércio. A empresa tem como objetivo investir em empresas que tenham o potencial de gerar retornos de 10-20x. Além disso, o TLcom Capital também destaca sua parceria com fundadoras mulheres e tem um compromisso com a equidade de gênero, contando com uma parceria e comitê de investimentos majoritariamente femininos.
Com o novo fundo, o TLcom Capital planeja expandir sua presença para outros países além da Nigéria e do Quênia, como Egito e África do Sul. A empresa busca aproveitar as oportunidades de investimento nessas regiões e ajudar a impulsionar o ecossistema de startups africano como um todo.
O sucesso do TLcom Capital e de outros fundos de investimento em startups africanas reflete o crescimento do ecossistema de empreendedorismo na África e o aumento do interesse de investidores internacionais no continente. Com mais capital disponível e um apoio contínuo ao empreendedorismo, espera-se que o cenário de startups africanas continue a se desenvolver e a prosperar nos próximos anos.
Referências:
TLcom Capital closes second fund at $154M to back early-stage startups across Africa
Africa’s Largest Early-Stage VC Fund Raises $154 Million to Expand Into Egypt
TLcom Capital closes $154 million fund targeted at early-stage African startups
TLcom Capital hits final close of second African fund
TLcom Capital closes Ksh.20B fund to back early-stage African start-ups
TLcom closes $154 million fund to back early-stage startups in Africa
TLcom Capital Raises $154 Million for Africa’s Largest Early-Stage Tech VC Fund
TLcom Capital raises $154 million to boost investments in African startups
Airtel Africa Embarks on Share Buyback to Optimize Capital Structure
Deixe um comentário