Um quarto dos celulares vendidos no Brasil é irregular, dizem pesquisas

Um quarto dos celulares vendidos no Brasil é irregular, de acordo com pesquisas divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e por consultorias especializadas. O volume de celulares vendidos de forma ilegal atingiu 25% do mercado no último trimestre de 2023, totalizando 6,2 milhões de unidades vendidas de forma irregular no país.

As principais formas de entrada desses celulares irregulares no mercado brasileiro são o contrabando e o roubo, sendo que esses aparelhos não possuem registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e não passam por testes de segurança.

Segundo os estudos, as vendas de celulares contrabandeados dobraram em apenas um ano, o que é uma tendência preocupante. A maioria desses aparelhos é vendida em marketplaces online, que agrupam diferentes vendedores e facilitam a comercialização de produtos irregulares.

Estima-se que o governo federal deixará de arrecadar R$ 4 bilhões em impostos devido à venda de celulares irregulares. Essa prática ilegal tem impacto significativo na economia do país, além de gerar perda de receita para o governo. Além disso, esses aparelhos não possuem garantia dos fabricantes e não cumprem requisitos de segurança, o que pode representar riscos para os consumidores.

A Abinee defende a fiscalização efetiva dos marketplaces como forma de coibir a prática irregular e responsabilizar as empresas que permitem a venda desses aparelhos. Também destaca a importância das ações das autoridades competentes, como a Receita Federal e as polícias Civil e Federal, na apreensão desses produtos.

É importante que os consumidores estejam atentos ao adquirir um celular, verificando se o aparelho possui registro na Anatel e se é comercializado por um vendedor confiável. O incentivo à compra de produtos legais contribui para a saúde do mercado e para evitar prejuízos tanto para o governo como para os consumidores.


Referências:
Um quarto dos celulares vendidos no Brasil é irregular, diz Abinee
Um quarto dos celulares vendidos no Brasil é irregular, diz associação de fabricantes de eletrônicos
25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, diz Abinee
25% dos celulares do Brasil são ilegais; indústria pede “ação drástica” – Tecnoblog
Vendas de celulares contrabandeados no Brasil disparam 77% em 2023, revela pesquisa da Abinee — Sociedade …
Brasil tem 25% de celulares contrabandeados; país perde bilhões em impostos
Um em cada quatro celulares vendidos no Brasil no ano passado era contrabandeado, diz associação
Um em cada quatro celulares vendidos no Brasil é irregular, aponta Abinee
Celulares ilegais chegam a 25% do total do mercado, diz pesquisa


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *